segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Chi Kung

CHI KUNG/ QI GONG

Dias 5 e 12 de outubro foram palco da actividade "manhãs de Chi Kung no parque".
Tratou-se de uma iniciativa conjunta da "Clínica de Medicina Integrativa Manuela Santos" e da Câmara Municipal de Paços de Ferreira no parque urbano da nossa cidade. Mas o que é afinal o Chi Kung?
A palavra Chi kung é composta por dois caracteres da escrita chinesa.
Chi significa energia e Kung significa trabalho ou treino.
Segundo a filosofia Chinesa o Chi é a substância fundamental que constitui todo o universo, dá vida e forma a tudo o que existe entre o céu e a terra.
O Chi Kung é um dos sistemas mais antigos de medicina que usa o movimento, a respiração e a concentração para equilibrar e aumentar a energia preservando a saúde e aumentando a longevidade.No oriente é a base da acupunctura, da medicina, das artes marciais e do desenvolvimento espiritual.
Esta arte milenar tem a sua origem na mais remota antiguidade chinesa. Evidências históricas indicam que, há mais de 4000 anos, as pessoas utilizavam uma dança para fortalecer o corpo, regular a respiração, ativar a circulação sanguínea e para curar algumas doenças.
Estes exercícios foram desenvolvidos por monges no templo de Shaolin,tendo por base a observação dos movimentos de animais como o tigre,o grou,a serpente e o dragão . Desde então os ensinamentos foram passando de geração em geração, sendo hoje uma terapia muito usada em hospitais da China e por  praticantes de artes marciais.
A prática regular de exercícios de Chi Kung é uma forma de nos mantermos saudáveis e minimizar o processo de envelhecimento. É um modo de manter a vitalidade e alcançar o bem-estar; conservando o corpo, a alma, a mente e o espírito íntegros, encontramo-nos perfeitamente equilibrados e tranquilos.
Em breve contamos ter mais " manhãs de Chi Kung no parque "!



Sem comentários:

Enviar um comentário